O canhotismo é a preferência natural por usar o lado esquerdo do corpo para atividades motoras.
Embora seja menos comum do que a destreza, cerca de 10% da população é canhota.
O desenvolvimento psicomotor envolve a integração do movimento corporal com as aquisições cognitivas e emocionais.
Para as crianças canhotas, é essencial que sejam oferecidas oportunidades para explorar e desenvolver as suas habilidades motoras de forma equilibrada.
Contribuições da Psicomotricidade
A psicomotricidade, que estuda a interação entre movimento e desenvolvimento humano, desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças canhotas.
As atividades psicomotoras ajudam a fortalecer as conexões neurais, promovendo a coordenação motora, o equilíbrio e a percepção espacial.
Essas atividades também incentivam a autoconfiança e a autoconsciência, permitindo que as crianças conheçam os limites de seus corpos e desenvolvam as habilidades motoras de forma saudável.
Desenvolvimento Cognitivo
O desenvolvimento cognitivo está intimamente ligado ao desenvolvimento motor.
À medida que as crianças exploram o ambiente ao seu redor e se envolvem em atividades físicas, elas fortalecem conexões neurais essenciais para o aprendizado.
Para as crianças canhotas é importante que elas sejam incentivadas a participar de atividades que desafiem as suas habilidades motoras e cognitivas, como brincadeiras que envolvam pegar, lançar e manipular objetos.
Educação e Apoio
Os profissionais de educação infantil e pais desempenham um papel fundamental no apoio ao desenvolvimento psicomotor e cognitivo das crianças canhotas.
Eles devem criar um ambiente inclusivo e acolhedor, onde as crianças possam explorar as suas habilidades sem julgamentos.
Além disso, é importante que sejam oferecidas atividades que promovam a cooperação, a empatia e a respeito pelas diferenças.
Conclusão
O canhotismo não deve ser visto como um obstáculo, mas sim como uma característica única que contribui para a diversidade humana.
única que contribui para a diversidade humana.Com o apoio adequado e atividades psicomotoras, as crianças canhotas podem desenvolver as suas habilidades motoras e cognitivas de forma equilibrada e saudável, promovendo um desenvolvimento integral e completo.
Saiba mais:
A psicomotricidade e a origem do canhotismo
Lateralidade – Canhotismo – Dra. Deborah Kerches