O desenvolvimento psicomotor e a lateralidade manual esquerda

O desenvolvimento psicomotor e a lateralidade manual esquerda

 

O desenvolvimento psicomotor das crianças é um processo fascinante que reflete a complexa interação entre o crescimento físico, a maturação cerebral e a aprendizagem de habilidades.

Este artigo explora as fases do desenvolvimento psicomotor e destaca os marcos que podem indicar a lateralidade manual dominante esquerda.

Fases do Desenvolvimento Psicomotor

  1. Sensório-motor (0 a 2 anos): Nesta fase, as crianças desenvolvem a capacidade de se concentrar em sensações e movimentos. A coordenação olho-mão começa a se desenvolver, permitindo que a criança explore o ambiente e aprenda por meio da interação direta com objetos.
  2. Pré-operatório (2 a 7 anos): É o período em que as crianças começam a representar a realidade por meio de símbolos, incluindo palavras e imagens. A imaginação é rica e ativa, permitindo o desenvolvimento do jogo simbólico.
  3. Operatório concreto (7 a 12 anos): As crianças desenvolvem a capacidade de pensar logicamente sobre objetos e eventos concretos. Há um aumento significativo nas habilidades de classificação, seriação e compreensão de números e relações.
  4. Operatório formal (a partir dos 12 anos): Nesta fase, os jovens começam a pensar logicamente sobre conceitos abstratos e hipotéticos. Eles são capazes de testar hipóteses, considerar possibilidades futuras e usar o raciocínio dedutivo.

Marcos da Lateralidade Manual Dominante Esquerda

A lateralidade manual é a preferência consistente por usar uma das mãos para realizar tarefas que exigem destreza e habilidade. A lateralidade manual dominante esquerda geralmente se torna evidente a partir dos 3 anos de idade2. Aqui estão alguns marcos que podem indicar essa preferência:

Preferência por segurar objetos com a mão esquerda

Durante os primeiros anos, as crianças exploram objetos com ambas as mãos, mas por volta dos 3 anos, aquelas com lateralidade esquerda começarão a mostrar uma preferência clara pela mão esquerda ao pegar brinquedos ou utensílios

Uso da mão esquerda para tarefas de precisão:

Atividades como desenhar, escrever ou cortar com tesoura podem revelar a mão dominante. Crianças canhotas tendem a usar a mão esquerda para essas tarefas.

Posição do corpo ao realizar atividades

A maneira como a criança se posiciona para realizar atividades pode indicar sua lateralidade. Por exemplo, uma criança canhota pode inclinar o papel para a direita ao escrever.

Escolha da mão para esportes

Em esportes que requerem o uso de uma mão, como tênis ou badminton, crianças com lateralidade esquerda escolherão naturalmente a mão esquerda como a principal.

Conclusão

O desenvolvimento psicomotor é um indicador chave do crescimento saudável de uma criança. A identificação da lateralidade manual dominante é uma parte importante desse processo, pois pode influenciar a maneira como a criança interage com o mundo e aprende novas habilidades.

Pais e educadores devem estar atentos a esses marcos e apoiar as crianças em seu desenvolvimento, respeitando suas preferências naturais e promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e adaptativo.

 

Saiba mais:

Lateralidade manual – Psicologia do desenvolvimento – Psicoativo ⋆ Universo da Psicologia

Lateralidade e Desenvolvimento Psicomotor

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *