Desde os primeiros anos de vida, a lateralidade dominante de uma criança começa a se manifestar. A preferência por uma mão, um olho ou um pé sobre o outro pode ser observada e, ao longo do tempo, essa preferência se consolida, impactando não apenas a habilidade física, mas também o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.
Evolução da lateralidade na infância
Durante os primeiros anos, é comum observar que as crianças não possuem uma lateralidade dominante clara. Elas podem usar ambas as mãos para atividades diversas, como segurar objetos, desenhar ou até mesmo para a escrita.
Entretanto, por volta dos três ou quatro anos de idade, a maioria das crianças começa a mostrar uma preferência evidente por uma das mãos.
A lateralidade pode se manifestar de diferentes formas, não se limitando apenas à preferência manual. A dominância ocular (preferência por um olho para observar ou focar em atividades) e a lateralidade dos pés também se tornam mais aparentes ao longo do desenvolvimento infantil.
Relação entre lateralidade e habilidades adquiridas
Desenvolvimento motor fino e coordenação
A definição da lateralidade contribui para o desenvolvimento da coordenação motora fina. Quando uma criança estabelece uma mão dominante, ela ganha mais habilidade e precisão ao realizar atividades que exigem destreza, como desenhar, recortar ou escrever.
Habilidades cognitivas
A lateralidade está ligada ao desenvolvimento cognitivo, pois o cérebro coordena os movimentos do corpo e das mãos de maneira mais eficiente quando há uma lateralidade definida.
Isso influencia a capacidade de resolver problemas, compreender conceitos matemáticos e realizar tarefas complexas.
Desenvolvimento da linguagem
Estudos sugerem que a lateralidade está associada ao desenvolvimento da linguagem. A predominância de uma mão pode influenciar a lateralização cerebral, favorecendo áreas ligadas à linguagem e à comunicação.
Habilidades sociais e emocionais
A consolidação da lateralidade pode impactar habilidades sociais, já que a criança se torna mais competente em atividades que envolvem interação com os outros, como jogar, compartilhar ou colaborar em atividades de grupo.
Estímulo adequado e apoio
É essencial proporcionar um ambiente estimulante e encorajador para que a criança desenvolva sua lateralidade de forma natural e saudável. Isso inclui oferecer uma variedade de atividades que promovam o uso das mãos, olhos e pés, sem forçar a predominância de um lado sobre o outro.
Os pais e os educadores desempenham um papel fundamental, pois devem estar atentos ao processo natural de desenvolvimento da lateralidade da criança, oferecendo apoio e encorajamento, mas sem pressionar ou tentar mudar sua preferência natural.
Conclusão
A evolução da lateralidade dominante na infância é um aspecto fundamental do desenvolvimento humano. A consolidação dessa preferência está intimamente ligada ao desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, linguísticas e sociais da criança.
Um ambiente favorável e apoio adequado são essenciais para que a criança possa explorar suas habilidades e potenciais de maneira saudável e natural.
Estar consciente desse processo auxilia os cuidadores a oferecerem o suporte necessário para o desenvolvimento global da criança.
Fontes:
Desenvolvimento da lateralidade manual dominante da criança
https://br.guiainfantil.com/materias/saude/a-lateralidade-em-criancas/