A disgrafia é um transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade de uma criança em escrever de maneira legível e eficaz. Embora seja uma condição que pode afetar qualquer criança, há particularidades quando se trata de crianças canhotas.
Neste artigo, exploraremos os desafios específicos enfrentados por crianças canhotas com disgrafia e as estratégias de apoio que podem ser implementadas para melhorar suas habilidades de escrita.
A Lateralidade Manual Canhota
A lateralidade manual dominante esquerda, ou ser canhoto, é uma característica que ocorre em aproximadamente 10% da população. Enquanto a maioria das crianças desenvolve a preferência pela mão direita para escrever, desenhar e realizar atividades manuais, as crianças canhotas optam pela mão esquerda.
A lateralidade manual esquerda é uma característica natural e não deve ser vista como um problema em si mesma. No entanto, ao enfrentar a disgrafia, as crianças canhotas podem ter desafios adicionais devido à predominância do ensino e dos materiais destinados a destros.
Desafios da Disgrafia em Crianças Canhotas
As crianças canhotas com disgrafia podem enfrentar diversos desafios ao tentar escrever à mão de forma legível e fluente:
Postura inadequada
Muitas salas de aula são projetadas para destros, o que pode resultar em posturas desconfortáveis para crianças canhotas ao escrever.
Manchas de tinta
A mão esquerda pode arrastar a tinta fresca enquanto escreve, deixando manchas na página e tornando a escrita menos legível.
Materiais de escrita inadequados
Alguns instrumentos como canetas, lápis e tesouras, são projetados para destros, tornando mais difícil para crianças canhotas manuseá-los com eficácia.
Angulação da mão
As crianças canhotas podem ter uma angulação de mão diferente daquela de destros, o que pode afetar a forma como seguram o lápis e como formam as letras.
Estratégias de Apoio
Para ajudar as crianças canhotas com disgrafia a superar esses desafios, é importante implementar estratégias de apoio adequadas:
Ambiente de Aprendizado Inclusivo
Garanta que a sala de aula seja adaptada para acomodar crianças canhotas, com mesas e cadeiras que permitam diferentes posturas.
Materiais Adequados
Forneça materiais de escrita projetados especificamente para canhotos, como canetas que evitem manchas de tinta.
Treinamento da Postura
Ensine as crianças a adotarem uma postura adequada ao escrever, evitando que a mão esquerda arraste sobre o que está sendo escrito.
Prática Regular
Proporcione oportunidades para que as crianças pratiquem a escrita regularmente, desenvolvendo a coordenação motora fina.
Apoio Individualizado
Identifique as necessidades específicas de cada criança e ofereça apoio individualizado, como sessões de terapia ocupacional ou tutoria de escrita.
Reforço Positivo
Incentive e elogie as crianças por seus esforços na melhoria da escrita, criando um ambiente positivo de aprendizado.
Conscientização
Promova a conscientização sobre a lateralidade canhota na escola, sensibilizando os professores e colegas para as necessidades das crianças canhotas.
Conclusão
A disgrafia entre crianças canhotas é um desafio que pode ser superado com o apoio adequado.
É fundamental reconhecer a importância da lateralidade manual e adotar estratégias inclusivas para garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de desenvolver suas habilidades de escrita de maneira eficaz.
Com o apoio adequado, as crianças canhotas podem superar os desafios da disgrafia e alcançar seu pleno potencial acadêmico.
https://institutoneurosaber.com.br/como-ensinar-criancas-canhotas-a-escrever/
https://soumamae.com.br/dicas-pais-filhos-canhotos/
Implicações da Dislexia e da Disgrafia no Desenvolvimento das Crianças
Eu não sou de comentar, mas que trabalho maravilhoso. Eu sou canhota, e sofri muito na época da escola, não tinha cadeira adptadas, tinha que escrever com o caderno atravessado na carteira. Hoje estou estudando pedagogia e pretendo ajudar ao máximo as crianças com essas dificuldades.