Introdução
A lateralidade dominante é a preferência por usar um dos lados do corpo, geralmente a mão, para a realização de atividades cotidianas.
A maioria da população mundial é destras, ou seja, prefere usar a mão direita para a maioria das tarefas manuais.
No entanto, uma pequena parcela da população é canhota, o que significa que eles têm preferência pelo uso da mão esquerda para realizar essas atividades.
A lateralidade dominante é um traço que se desenvolve ao longo da infância, e é essencial compreender como esse processo afeta aspectos importantes, como a criatividade das crianças canhotas.
Desenvolvimento da lateralidade dominante
O desenvolvimento da lateralidade dominante começa a se manifestar nos primeiros anos de vida da criança. Por volta dos 2 a 3 anos de idade, os sinais de preferência por uma das mãos começam a ficar mais evidentes.
No entanto, é importante notar que o processo de estabelecimento da lateralidade pode ser lento e não se completa necessariamente durante a primeira infância.
Na maioria das crianças, a lateralidade estará bem estabelecida até os 6 a 7 anos de idade. Porém, em algumas crianças, esse processo pode se estender até a adolescência.
Além disso, é relevante ressaltar que a lateralidade dominante não se limita apenas às mãos, mas também pode ser expressa em relação aos olhos, pés e ouvidos.
Crianças canhotas: uma minoria especial
Estima-se que apenas cerca de 10% da população seja canhota. Desde muito cedo, as crianças canhotas podem se deparar com desafios, já que a maioria do mundo é projetada para pessoas destras.
Isso pode resultar em situações desconfortáveis ou dificuldades ao aprender a escrever, usar tesouras, instrumentos musicais e até mesmo brinquedos específicos.
No entanto, é essencial que a sociedade ofereça suporte adequado e crie um ambiente inclusivo para que as crianças canhotas possam se desenvolver sem restrições.
Criatividade e lateralidade dominante
A criatividade é uma capacidade essencial do ser humano e desempenha um papel vital em várias áreas da vida.
Ela envolve a habilidade de pensar “fora da caixa”, encontrar soluções inovadoras para problemas e expressar ideias originais e únicas.
A relação entre a lateralidade dominante das crianças canhotas e sua criatividade tem sido objeto de interesse na psicologia e na pesquisa educacional.
Vários estudos sugerem que crianças canhotas possuem maior probabilidade de apresentar tendências criativas em comparação com seus colegas destras.
Isso pode estar relacionado a uma maior ativação do hemisfério cerebral direito em indivíduos canhotos, que geralmente está associado a processos criativos e de pensamento divergente.
O hemisfério cerebral esquerdo, que é dominante na maioria dos destros, está mais relacionado a processos de pensamento lógico e analítico.
Essa predominância do hemisfério cerebral direito pode contribuir para uma abordagem mais imaginativa e inovadora para a solução de problemas e para a expressão de ideias.
Dessa forma, as crianças canhotas podem trazer perspectivas únicas e diferentes ao enfrentar desafios, o que é uma vantagem valiosa em muitas áreas da vida.
Estimulando a criatividade em crianças canhotas
É importante que pais, educadores e a sociedade em geral valorizem e apoiem as habilidades únicas das crianças canhotas.
Aqui estão algumas estratégias para estimular a criatividade dessas crianças:
Ambiente de inclusão:
Garanta que as crianças canhotas tenham acesso a ferramentas e materiais adequados, como tesouras e instrumentos musicais específicos para canhotos.
Isso lhes permitirá explorar suas habilidades sem restrições e constrangimentos.
Estímulo à Expressão:
Encoraje as crianças a expressarem suas ideias, pensamentos e sentimentos livremente, seja por meio da arte, música, escrita ou outras formas criativas. Respeite suas escolhas e valorize suas contribuições.
Exploração de atividades criativas:
Ofereça oportunidades para que as crianças canhotas experimentem diferentes atividades criativas, como pintura, desenho, teatro, dança, entre outras. A diversidade de experiências ajuda a desenvolver a criatividade em várias áreas.
Respeito à Individualidade:
Reconheça que cada criança é única, independentemente de ser canhota ou destra. Evite estereótipos e crenças limitantes sobre habilidades com base na lateralidade.
Conclusão
O desenvolvimento da lateralidade dominante em crianças canhotas é um processo complexo, mas valorizar e apoiar suas características únicas pode ter um impacto positivo em sua criatividade.
Ao criar um ambiente de inclusão e encorajar a expressão criativa, podemos ajudar a promover o desenvolvimento pleno das habilidades dessas crianças.
Celebrar a diversidade da lateralidade dominante é fundamental para construir uma sociedade que valoriza a criatividade e o potencial único de cada indivíduo, independentemente da mão que eles usam para escrever ou criar.
Fonte
https://dradeborahkerches.com.br/lateralidade-canhotismo/page/14/?et_blog