Introdução

A lateralidade dominante é a preferência por usar um dos lados do corpo, geralmente a mão, para a realização de atividades cotidianas.

A maioria da população mundial é destras, ou seja, prefere usar a mão direita para a maioria das tarefas manuais.

No entanto, uma pequena parcela da população é canhota, o que significa que eles têm preferência pelo uso da mão esquerda para realizar essas atividades.

A lateralidade dominante é um traço que se desenvolve ao longo da infância, e é essencial compreender como esse processo afeta aspectos importantes, como a criatividade das crianças canhotas.

Desenvolvimento da lateralidade dominante

O desenvolvimento da lateralidade dominante começa a se manifestar nos primeiros anos de vida da criança. Por volta dos 2 a 3 anos de idade, os sinais de preferência por uma das mãos começam a ficar mais evidentes.

No entanto, é importante notar que o processo de estabelecimento da lateralidade pode ser lento e não se completa necessariamente durante a primeira infância.

Na maioria das crianças, a lateralidade estará bem estabelecida até os 6 a 7 anos de idade. Porém, em algumas crianças, esse processo pode se estender até a adolescência.

Além disso, é relevante ressaltar que a lateralidade dominante não se limita apenas às mãos, mas também pode ser expressa em relação aos olhos, pés e ouvidos.

Crianças canhotas: uma minoria especial

Estima-se que apenas cerca de 10% da população seja canhota. Desde muito cedo, as crianças canhotas podem se deparar com desafios, já que a maioria do mundo é projetada para pessoas destras.

Isso pode resultar em situações desconfortáveis ou dificuldades ao aprender a escrever, usar tesouras, instrumentos musicais e até mesmo brinquedos específicos.

No entanto, é essencial que a sociedade ofereça suporte adequado e crie um ambiente inclusivo para que as crianças canhotas possam se desenvolver sem restrições.

Criatividade e lateralidade dominante

A criatividade é uma capacidade essencial do ser humano e desempenha um papel vital em várias áreas da vida.

Ela envolve a habilidade de pensar “fora da caixa”, encontrar soluções inovadoras para problemas e expressar ideias originais e únicas.

A relação entre a lateralidade dominante das crianças canhotas e sua criatividade tem sido objeto de interesse na psicologia e na pesquisa educacional.

Vários estudos sugerem que crianças canhotas possuem maior probabilidade de apresentar tendências criativas em comparação com seus colegas destras.

Isso pode estar relacionado a uma maior ativação do hemisfério cerebral direito em indivíduos canhotos, que geralmente está associado a processos criativos e de pensamento divergente.

O hemisfério cerebral esquerdo, que é dominante na maioria dos destros, está mais relacionado a processos de pensamento lógico e analítico.

Essa predominância do hemisfério cerebral direito pode contribuir para uma abordagem mais imaginativa e inovadora para a solução de problemas e para a expressão de ideias.

Dessa forma, as crianças canhotas podem trazer perspectivas únicas e diferentes ao enfrentar desafios, o que é uma vantagem valiosa em muitas áreas da vida.

Estimulando a criatividade em crianças canhotas

É importante que pais, educadores e a sociedade em geral valorizem e apoiem as habilidades únicas das crianças canhotas.

Aqui estão algumas estratégias para estimular a criatividade dessas crianças:

Ambiente de inclusão:

Desenvolvimento da lateralidade dominante em crianças canhotas e sua relação com problemas no desenvolvimento da criatividadeGaranta que as crianças canhotas tenham acesso a ferramentas e materiais adequados, como tesouras e instrumentos musicais específicos para canhotos.

Isso lhes permitirá explorar suas habilidades sem restrições e constrangimentos.

Estímulo à Expressão:

Encoraje as crianças a expressarem suas ideias, pensamentos e sentimentos livremente, seja por meio da arte, música, escrita ou outras formas criativas. Respeite suas escolhas e valorize suas contribuições.

Exploração de atividades criativas:

Desenvolvimento da lateralidade dominante em crianças canhotas e sua relação com problemas no desenvolvimento da criatividadeOfereça oportunidades para que as crianças canhotas experimentem diferentes atividades criativas, como pintura, desenho, teatro, dança, entre outras. A diversidade de experiências ajuda a desenvolver a criatividade em várias áreas.

 

 

Respeito à Individualidade:

Reconheça que cada criança é única, independentemente de ser canhota ou destra. Evite estereótipos e crenças limitantes sobre habilidades com base na lateralidade.

Conclusão

O desenvolvimento da lateralidade dominante em crianças canhotas é um processo complexo, mas valorizar e apoiar suas características únicas pode ter um impacto positivo em sua criatividade.

Ao criar um ambiente de inclusão e encorajar a expressão criativa, podemos ajudar a promover o desenvolvimento pleno das habilidades dessas crianças.

Celebrar a diversidade da lateralidade dominante é fundamental para construir uma sociedade que valoriza a criatividade e o potencial único de cada indivíduo, independentemente da mão que eles usam para escrever ou criar.

 

Fonte

https://dradeborahkerches.com.br/lateralidade-canhotismo/page/14/?et_blog

https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/destra-ou-canhota-quando-a-crianca-define-a-mao-dominante/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA MAIS

O lado esquerdo da vida

Vera Lisa Barroso Embora barbaridades do género de amarrar a mão esquerda da criança, para ela se adaptar à mão direita já não se pratiquem, o facto é que os

Abridor de latas

Entre as muitas atividades diárias de uma pessoa está a abertura de uma lata. Para uma pessoa que tem a mão direita como dominante pode ser algo muito fácil. Basta

Qual o melhor abridor de latas?

No nosso artigo Abridor de latas publicado no dia 21 de maio apresentamos três tipos diferentes de abridor. Recebemos nos dias seguintes  muitos questionamentos sobre qual deles é o melhor.