A lateralidade manual é uma característica individual, e aproximadamente 10% da população mundial é canhota, ou seja, tem preferência pela mão esquerda. No entanto, ao longo da história, muitas crianças canhotas foram forçadas a utilizar a mão direita.
Essa prática pode resultar em problemas emocionais, afetando a autoestima das crianças canhotas.
Sentimentos de inadequação e diferenciação
Quando as crianças canhotas são forçadas a usar a mão direita, elas podem desenvolver sentimentos de inadequação e diferenciação em relação aos colegas destros.
Elas podem sentir que não se encaixam nos padrões estabelecidos e que são diferentes das outras crianças, o que pode afetar negativamente sua autoestima.
Frustração e desmotivação
A adaptação ao uso da mão direita pode ser um processo frustrante e desafiador para as crianças canhotas. A dificuldade em realizar tarefas com a mesma habilidade que os colegas destros pode levar a sentimentos de desmotivação e desânimo.
Essa falta de motivação pode afetar não apenas o desempenho acadêmico, mas também a disposição para se envolver em outras atividades.
Baixa confiança nas habilidades motoras
A mudança forçada da mão esquerda para a direita pode abalar a confiança das crianças canhotas em suas habilidades motoras.
Elas podem sentir que não são capazes de executar tarefas com a mesma destreza que os colegas destros, o que pode levar a uma percepção negativa de si mesmas e à diminuição da autoestima.
Impacto na expressão criativa
A escrita e o desenho são formas importantes de expressão criativa para as crianças. O uso forçado da mão direita pode prejudicar o desenvolvimento dessas habilidades e limitar a expressão criativa das crianças canhotas.
Isso pode resultar em frustração adicional e uma sensação de que suas habilidades artísticas são inferiores.
Promoção da aceitação e apoio adequado
É essencial que pais, educadores e profissionais de saúde promovam a aceitação da lateralidade natural de cada criança. Oferecer apoio e incentivo adequados às crianças canhotas é fundamental para ajudá-las a desenvolver uma autoestima saudável.
Isso pode incluir fornecer materiais adaptados, instrução especializada e encorajamento para que explorem e desenvolvam suas habilidades canhotas.
Conclusão
O uso forçado da mão direita em crianças canhotas pode ter um impacto significativo na sua autoestima. Sentimentos de inadequação, frustração e baixa confiança em suas habilidades motoras podem surgir como resultado dessa prática.
É fundamental que a sociedade promova a aceitação da diversidade da lateralidade manual e forneça um ambiente de apoio e incentivo para as crianças canhotas.
Ao valorizar suas habilidades naturais e fornecer as ferramentas e o suporte adequados, podemos ajudá-las a construir uma autoestima positiva e desenvolver todo o seu potencial.
Fonte
Como o cérebro define se uma criança será destra ou canhota?
INCLUSÃO: CANHOTO CONTRARIADO: QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA A APRENDIZAGEM ESCOLAR?