A preferência por usar a mão esquerda ou direita é uma característica individual que tem a sua origem na infância.
Aproximadamente 10% da população mundial é canhota, ou seja, apresenta uma inclinação natural para utilizar predominantemente a mão esquerda.
No entanto, ao longo da história, as crianças canhotas muitas vezes foram submetidas a pressões sociais e culturais para adotarem o uso da mão direita.
Desafios físicos
Quando uma criança canhota a usar a mão direita podem surgir desafios físicos significativos. O cérebro humano é lateralizado, o que significa que cada hemisfério controla diferentes funções.
A troca forçada de mãos pode provocar uma descoordenação motora, dificuldade no desenvolvimento de habilidades finas e até mesmo causar desconforto físico durante atividades que exigem precisão, como escrever, desenhar ou usar utensílios. Essa descoordenação pode afetar a autoconfiança da criança e dificultar seu progresso acadêmico.
Impacto psicológico
A imposição da mudança da mão dominante pode causar impactos emocionais e psicológicos na criança. Ela pode sentir-se frustrada, confusa e até mesmo desenvolver baixa autoestima.
A criança pode experimentar ansiedade e estresse relacionados à dificuldade em realizar tarefas com destreza, o que pode afetar negativamente sua confiança e bem-estar emocional.
Retraimento social
O estresse emocional e as dificuldades enfrentadas pela criança canhota forçada a usar a mão direita podem levar ao retraimento social.
Ela pode evitar participar de atividades que exigem habilidades manuais, como esportes ou artes, e pode sentir-se excluída ou diferente dos demais.
Isso pode afetar sua interação social e seu desenvolvimento de relacionamentos saudáveis com os colegas.
Dificuldades educacionais
A mudança forçada da mão dominante também pode afetar o desempenho acadêmico da criança. A maioria das escolas e sistemas educacionais está adaptada para destros, com carteiras, tesouras e outros materiais projetados para acomodar as necessidades da maioria dos estudantes.
Quando uma criança canhota é obrigada a utilizar a mão direita, pode encontrar dificuldades no aprendizado e na adaptação aos métodos de ensino predominantes, o que pode levar a um desinteresse pela escola e ao desenvolvimento de um relacionamento negativo com o aprendizado.
Desenvolvimento da criatividade
Estudos têm mostrado que pessoas canhotas têm uma maior propensão para serem criativas e pensarem de forma não convencional. Ao forçar uma criança canhota a usar a mão direita, pode-se limitar o seu potencial criativo, restringindo a sua expressão artística e as suas habilidades de solução de problemas.
Conclusão
A imposição da mudança da mão dominante em crianças canhotas pode causar uma série de problemas físicos, psicológicos e educacionais.
Portanto, é muito importante que os pais, os educadores e a sociedade como um todo respeitem a preferência natural da criança e forneçam um ambiente adequado que permita o desenvolvimento saudável de suas habilidades.
Ao apoiar e valorizar a individualidade de cada criança, independentemente de ser canhota ou destra, estamos promovendo uma sociedade mais inclusiva e respeitosa, onde cada indivíduo pode alcançar seu pleno potencial.
Fontes:
https://ceprojetar.com.br/canhotos-o-dominio-da-mao-esquerda/