O desenvolvimento da lateralidade manual na criança passa por diferentes fases à medida que ela cresce e amadurece. Essas fases estão relacionadas à progressiva definição da preferência pela mão direita ou esquerda.
- Fase indiferenciada (0-1 ano): Durante os primeiros meses de vida, os bebês geralmente exibem um comportamento motor reflexivo e simétrico. Eles ainda não desenvolveram uma preferência clara por uma mão específica. Nessa fase, os movimentos são descoordenados e imprecisos, e os bebês tendem a explorar objetos com ambas as mãos de maneira indiscriminada.
- Fase bilateral (1-2 anos): Conforme a criança se aproxima de 1 ano de idade, ela começa a desenvolver uma maior coordenação motora e a explorar o ambiente de forma mais ativa. Nessa fase, a criança geralmente usa ambas as mãos de maneira simultânea e alternada, sem uma preferência clara por uma mão dominante. Ela pode pegar objetos com qualquer uma das mãos e ainda não demonstra uma lateralidade estabelecida.
- Fase de preferência transitória (2-3 anos): Por volta dos 2 anos de idade, muitas crianças começam a mostrar uma maior inclinação para usar uma mão em detrimento da outra. No entanto, essa preferência ainda pode ser transitória e não necessariamente indica a lateralidade definitiva. Durante essa fase, a criança pode alternar entre as mãos dominante e não dominante, dependendo da tarefa ou do contexto.
- Fase de preferência emergente (3-4 anos): Entre os 3 e 4 anos de idade, a criança começa a manifestar uma preferência mais consistente por uma das mãos. Ela demonstra maior habilidade e precisão ao utilizar a mão dominante em atividades motoras, como pegar objetos, empilhar blocos e desenhar. No entanto, a preferência ainda pode variar em algumas situações.
- Fase de lateralização estabelecida (4-6 anos): Por volta dos 4 a 6 anos de idade, a maioria das crianças já estabeleceu sua lateralidade manual. Elas demonstram uma preferência constante e estável pela mão direita ou esquerda. Nessa fase, a criança utiliza predominantemente a mão dominante em atividades motoras e manipulativas, como escrever, cortar, lançar uma bola, entre outras.
É importante destacar que as idades mencionadas são aproximadas e podem variar de uma criança para outra. Algumas crianças podem estabelecer sua lateralidade manual mais cedo ou mais tarde do que as faixas de idade descritas.
É fundamental respeitar o ritmo individual de cada criança e oferecer um ambiente estimulante para o desenvolvimento de suas habilidades motoras.
Em resumo, o desenvolvimento da lateralidade manual na criança ocorre em diferentes fases, passando de uma fase indiferenciada para uma preferência transitória, emergente e, finalmente, para a lateralização estabelecida. Essa progressão é influenciada por fatores genéticos, neurológicos e ambientais, e é importante oferecer apoio e estímulo
Fontes: