Faltam quatro meses para os canhotos celebrarem a sua data.
No dia 13 de agosto é comemorado o Dia do Canhoto. Foi criado com o objetivo de chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos canhotos em um mundo na sua maioria “direito”.
Apesar do dia simbolizar coisas ruins, e ser um mês considerado de mau agouro, foi escolhido como dia símbolo da união.
O Dia do Canhoto foi celebrado pela primeira vez em 13 de agosto de 1976. Mas a data só foi oficializada na década de 1990, por iniciativa do clube britânico Left-Handers Day Club, que lutava contra o preconceito que sofriam por serem canhotos.
A origem para a escolha da data tem duas explicações. A primeira delas é que naquele ano o dia 13 de agosto era um sexta-feira, sublinhando divertidamente a superstição que rodeou os canhotos durante anos.
A outra explicação é de que um dos fundadores da entidade aniversariava naquela data.
Hoje em dia ainda existem organizações espalhadas pelo mundo que representam os interesses das pessoas canhotas.
No dia 13 de agosto de 2003 nasceu o Mundo Canhoto com a finalidade de compartilhar informações encontradas em uma pesquisa realizada na internet nas semanas anteriores.
Em meados do mês de julho de 2003 resolvi pesquisar na internet a respeito dos canhotos. Afinal de contas sou um deles. Em poucos minutos encontrei muitas informações interessantes nos idiomas italiano, inglês, francês, espanhol e português.
No entanto, ao longo da minha pesquisa notei que eram poucos os sites brasileiros dedicados ao assunto. A maior parte das informações que encontrei em português eram da terra de Camões.
Diante disso a primeira ideia que tive foi a de compartilhar todas estas informações com os canhotos, bem como aquelas pessoas que mesmo sendo destras admiram os canhotos. Assim nasceu no dia treze de agosto de 2003 o Mundo Canhoto.
Com o passar dos anos o site foi se tornando conhecido e recebeu um número expressivo de visitas. Para interagir melhor com canhotos das mais diversas partes do Brasil criei um comunidade no Orkut, uma rede social filiada ao Google.
Tive a oportunidade de compartilhar os meus conhecimentos e divulgar o Mundo Canhoto.
Em agosto de 2011 criei um grupo no Facebook. Atualmente o grupo conta com cerca de 3.000 membros do Brasil e de outros países. Também fazem parte destros que possuem filhos canhotos ou então que se interessam pelo canhotismo.
O Mundo Canhoto também está presente no Instagram