As fases do desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças canhotas são importantes, pois cada fase é responsável por diferentes habilidades e competências motoras que a criança deve adquirir para realizar atividades manuais com eficiência.
Algumas das fases importantes do desenvolvimento da coordenação motora fina em crianças canhotas incluem:
- Fase do controle motor inicial: nessa fase, as crianças estão aprendendo a controlar seus movimentos e aprimorar a força muscular nas mãos e nos dedos. Isso é fundamental para que elas possam realizar tarefas simples, como segurar objetos e mover as mãos e os dedos com precisão.
- Fase de habilidades motoras finas básicas: nessa fase, as crianças estão aprendendo habilidades motoras finas básicas, como usar utensílios de cozinha, escrever letras e números e desenhar formas simples. Elas estão aprimorando sua habilidade de coordenar os movimentos dos dedos e das mãos com precisão.
- Fase de habilidades motoras finas avançadas: nessa fase, as crianças estão aprimorando suas habilidades motoras finas, como escrever palavras e frases com precisão, desenhar figuras mais complexas e realizar atividades manuais mais detalhadas, como costurar e bordar.
As fases do desenvolvimento são importantes porque cada uma delas contribui para o aprimoramento das habilidades motoras finas que serão necessárias para realizar atividades manuais mais complexas no futuro.
Quando as crianças passam por cada uma dessas fases, elas estão desenvolvendo a habilidade e a coordenação necessárias para executar tarefas manuais com mais facilidade e eficiência.
É muito importante que os pais e os educadores incentivem e ofereçam oportunidades para as crianças praticarem e aperfeiçoarem suas habilidades motoras finas em cada fase do desenvolvimento.
Diversos pesquisadores contribuíram para o estudo do desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças canhotas. Entre os principais, destacam-se:
- Jean Piaget: um psicólogo suíço que desenvolveu a teoria do desenvolvimento cognitivo infantil. Seus estudos sobre o desenvolvimento da coordenação motora fina destacaram a importância da interação da criança com seu ambiente físico e social para o desenvolvimento motor.
- Lev Semionovitch Vigotski: um psicólogo russo que desenvolveu a teoria sociocultural, que destaca a importância do ambiente social na formação e desenvolvimento da criança. Ele enfatizou a importância da interação social na aprendizagem e no desenvolvimento da coordenação motora fina.
- Erna Furman: uma pesquisadora americana que estudou o desenvolvimento da coordenação motora fina em crianças canhotas. Ela identificou que as crianças canhotas apresentavam maior dificuldade no desenvolvimento da habilidade de escrever do que as crianças destras.
- Edith Kaplan: uma neuropsicóloga americana que estudou a relação entre a lateralidade e o desempenho motor. Seus estudos apontaram que a coordenação motora fina pode ser influenciada por fatores neurológicos e de lateralidade.
Esses e outros pesquisadores contribuíram significativamente para o estudo do desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças canhotas, destacando a importância da interação social, da experiência e do ambiente físico para o desenvolvimento motor.