Algumas crianças apresentam a lateralidade cruzada, e isso tem efeitos negativos para o seu desempenho. Por isso, a intervenção precoce é importante a fim de prevenir possíveis problemas futuros.
Quando nascemos e vamos nos desenvolvendo, todos mostramos uma preferência ou tendência para usar um lado do corpo. Isso é chamado de lateralidade. A seguir, vamos ver como a lateralidade cruzada afeta o desempenho. Nesse sentido, a área do corpo que dominamos melhor pode ser influenciada por diversos fatores, tanto genéticos quanto ambientais.
O desenvolvimento da lateralidade ocorre aos poucos ao longo dos primeiros anos de vida, quando ainda não temos consciência de qual é o lado direito e qual é o esquerdo.
Tipos de lateralidade
Podemos classificar a lateralidade da seguinte forma:
- Lateralidade homogênea. Ocorre quando olho, ouvido, mão e pé têm a mesma dominância, seja ela esquerda (canhoto) ou direita (destro), sendo esta última a que ocorre com maior frequência.
- Lateralidade mista. Ocorre quando algumas pessoas fazem certas coisas com um lado do corpo e outras com o outro lado.
- lateralidade cruzada. Também pode ser chamada de contrariada e é caracterizada por uma lateralidade diferente para mãos, pés, olhos e ouvidos. Por exemplo, domina mais a mão direita e o olho esquerdo. Esse tipo de lateralidade pode causar dificuldades de aprendizagem, principalmente para aprender a ler e escrever. Ocorre com frequência em crianças diagnosticadas com TDAH.
- Lateralidade ambidestra. Ocorre quando a pessoa usa ambos os lados do corpo com a mesma habilidade e de forma intercambiável.
É muito importante não forçar a lateralidade. Temos que deixar que ela se defina por conta própria. Se uma criança for forçada a usar um determinado lado e este não for o dominante, estaremos causando uma desorganização em seu sistema nervoso.
Como a lateralidade cruzada afeta o desempenho escolar?
A lateralidade mal estabelecida pode causar muitos problemas de aprendizagem nas crianças e costuma aparecer nos casos em que a criança tem problemas de dislexia. Isso pode ser observado principalmente no início do ensino fundamental, principalmente nos casos em que a lateralidade ainda não está estabelecida.
A seguir, vamos ver como ela influencia e quais são os sintomas da lateralidade cruzada:
- As crianças têm reações mais lentas e com poucos reflexos imediatos diante de certas atividades.
- Essa lateralidade pode causar problemas de dislexia, discalculia, dislalia ou disgrafia.
- Quando escrevem, as crianças podem fazer inversões na ordem gráfica e leitora. Os números e letras são escritos invertidos, como se estivessem refletidos em um espelho.
- Costuma afetar a autoestima, que geralmente já é baixa. Principalmente quando as crianças percebem seus erros.
- Elas podem ficar irritadas, ter reações exageradas e se mostrarem inibidas e sem esperança.
Mais sobre como a lateralidade cruzada afeta o desempenho
- Ao ler, as crianças leem muito lentamente e com muitas pausas. Falta ritmo e elas costumam se perder.
- Têm dificuldade para automatizar a leitura, o cálculo ou a escrita.
- Mostram problemas para prestar atenção. Costumam se confundir com frequência.
- Às vezes, podem ficar inquietas e hiperativas, apresentando dificuldade de concentração.
- Ficam desmotivadas durante as aulas e não têm nenhum interesse nas atividades propostas.
- Geralmente, essas crianças têm problemas para se organizar no espaço e no tempo. Confundem a direita com a esquerda e cometem erros na adição e subtração.
O que podemos fazer se uma criança apresentar lateralidade cruzada?
A maioria dos especialistas recomenda uma intervenção precoce para prevenir os efeitos negativos que ela pode ter para a aprendizagem da criança. Se suspeitarmos que existe uma lateralidade cruzada, devemos levar a criança para uma avaliação psicomotora adequada.
Quando os profissionais descobrem qual tipo de lateralidade a criança possui, eles estabelecem uma série de atividades e exercícios a serem executados para corrigi-la e redirecioná-la a fim de que haja uma boa tendência neurobiológica.
É importante levar a criança a um profissional caso haja a suspeita de que ela possa ter esse tipo de lateralidade cruzada. Você já viu como a lateralidade cruzada afeta o desempenho e a aprendizagem das crianças. Portanto, é importante intervir o mais rápido possível para evitar essas dificuldades futuras.
- lateralidade cruzada. Também pode ser chamada de contrariada e é caracterizada por uma lateralidade diferente para mãos, pés, olhos e ouvidos. Por exemplo, domina mais a mão direita e o olho esquerdo. Esse tipo de lateralidade pode causar dificuldades de aprendizagem, principalmente para aprender a ler e escrever. Ocorre com frequência em crianças diagnosticadas com TDAH.