Lateralidade é a especialização que cada um dos hemisférios tem no funcionamento do nosso cérebro. Em meninos e meninas, para saber qual lado é predominante, vamos olhar para suas mãos, pés, olhos e orelhas.
As crianças destras usam mais o lado direito, as canhotas usam mais o lado esquerdo, mas tem meninos e meninas, que usam os dois lados do corpo igualmente, é o que se chama lateralidade mista, e outros em que um tipo diferente de lateralidade predomina em cada membro, é o que se chama lateralidade cruzada. Falaremos com você sobre os dois lados e os testes que você pode fazer em casa para detectar qual deles seu filho tem.
Tipos de lateralidade e dominância
Resumimos as grandes possibilidades que você pode detectar em seu filho ou filha de lateralidade. Geralmente até 5 anos de dominância não está definida claramente. São estes:
- Dominância manual e pé, indica a mão e o pé que a criança usa naturalmente. Algumas dessas ações são agarrar um objeto em queda, chutar uma bola, ficar em um pé só.
- Dominância ocular e auditivo. Embora os olhos e os ouvidos sejam necessários, você pode pedir à criança que aponte ou coloque o telefone no ouvido. Ele escolherá naturalmente aquele que o predomina.
Os tipos de lateralidade são:
- Lateralidade homogênea quando a mão, pé, olho e orelha dominantes estão do mesmo lado. Tanto no lado direito (destro) quanto no lado esquerdo (canhoto).
- Lateralidade cruzada quando houver uma lateralidade diferente do manual para pés, olhos ou ouvidos. Este é o tipo de lateralidade mais estudada porque pode causar problemas na aprendizagem da leitura e da escrita.
- Lateralidade descontente é quando a criança investiu em alguns membros sua tendência natural. Antes era muito comum que canhotos fossem obrigados a escrever com a direita, por exemplo.
- Lateralidade mista é quando o menino ou a menina são igualmente habilidosos com qualquer uma das duas partes do corpo (direita-esquerda) para realizar todas as atividades.
Testes que você pode fazer em casa
Crianças, em geral, até 5 anos não têm uma dominância clara, e mesmo depois. Algum testes anteriores O que você pode fazer para ver de que lado é o que predomina em seu filho?
Ofereça a ele um luneta (Pode ser um rolo de papelão) e veja qual olho ele escolhe olhar, ou qual olho ele coloca no olho mágico da porta, da mesma forma, observe qual orelha se aproxima de uma parede para ouvir o outro lado, ou em qual oferece nós para conte a ele um segredo. Observe qual pé ele usa para chutar ou rolar um objeto no chão, a mão que ele usa para escovar os dentes, desabotoar os botões, pinte ou pegue um objeto que você jogue nele.
É importante que você vá anotando os resultados e fazer o teste mais de uma vez e em espaços diferentes. Pode ser que ele use um lado ou outro, não por ser seu dominante, mas por uma questão de espaço, conforto ou imitação.
A intervenção na lateralidade é necessária?
Ainda é muito controverso a questão de intervir ou não quando é detectada uma lateralidade cruzada para corrigir determinadas irregularidades. Há quem argumente que a intervenção precoce evita atrasos na aprendizagem.
Os profissionais concordam sobre a conveniência de não fazê-lo no caso de canhotos, embora o a sociedade é projetada para pessoas destras, se não, olhe para as maçanetas, ou como certos utensílios, como tesouras, só cortam de um lado. O que fica evidente é que cada criança é um caso diferente, não sendo possível generalizar sobre intervir ou não.
Eles serão os especialistas, médicos e neurologistas quem o deve aconselhar sobre o tipo de intervenção. Pois lembre-se que a tendência lateral induz uma distribuição de funções entre os dois hemisférios e, portanto, se aplicarmos um programa contra o desenho neurobiológico à criança, a rede de conexões inter-hemisféricas será afetada.