Os alunos, com transtornos na lateralização, poderão apresentar dificuldades na velocidade e eficácia dos movimentos.

Muitas vezes, no ambiente escolar, a lateralização está relacionada ao reconhecimento e evocação das noções de direita e esquerda. Até os sete anos não é preocupante o fato de o aluno ter dificuldades para identificar a direita e a esquerda.

Os maiores problemas, relacionados a lateralização, estão relacionados aos casos de alunos ambidestros, canhoto contrariado e os que apresentam lateralidade cruzada.

As vezes os alunos tem consciência da lateralização mas não tem da direcionalidade, ou seja, podem se localizar nas noções de direita e esquerda em si, manifestam dificuldades ou não na identificação nos outros, mas não lidam com a direcionalidade no espaço demonstrando dificuldades em realizarem deslocamentos para a direita e esquerda.

No início, a criança deve identificar direita e esquerda no seu próprio corpo para depois fazer a projeção desta referência para o mundo e demais objetos.

A aprendizagem do traço gráfico exige o domínio específico de uma só mão e não das duas ao mesmo tempo. Na garatuja, ela já começa a fazer esta definição a qual ela vai lateralizar, definir e afirmar.

Os transtornos na lateralidade incluem a criança ambidestra, o canhoto contrariado e a lateralidade cruzada. A lateralidade cruzada deve preocupar, principalmente, quando há uma dominância manual e visual inversa, ou seja, dominância visual esquerda e manual direita, ou vice e versa. Sendo assim, a criança apresentará dificuldades na eficácia e na velocidade dos movimentos.

Até os seis anos a criança deve reconhecer a direita e a esquerda em si mesmo, a partir dos sete anos pode perceber de acordo com o ponto de vista do outro e os deslocamentos por volta dos 10 anos.

As crianças com dificuldades e transtornos na lateralização, poderão ter dificuldades na leitura e escrita onde poderemos constatar dificuldades para captar as diferentes variações nas direções que vai levar inversão na leitura de letras e números, leitura e escrita espelhada, dificuldades nos cálculos e troca de lugar das consoantes nas palavras.

Fonte visitada em 21/08/2022

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA MAIS

Lateralidade e Desenvolvimento Psicomotor: Uma Perspectiva Psicológica

Introdução A lateralidade é um aspecto fundamental do desenvolvimento humano que se refere à preferência consistente por um lado do corpo em atividades motoras, como usar a mão direita ou

Onde está o mal nesta carteira?

Onde está o mal nesta carteira? por M.K. Introdução Surpreendê-lo-ia saber que os resultados dos testes de alguns alunos, realizados em tempo fixo, podem ser melhores ou piores dependendo do

Como os Pais Podem Ajudar no Desenvolvimento da Lateralidade Manual Dominante das Crianças

O desenvolvimento da lateralidade manual dominante é um processo crucial na infância, que impacta não apenas a coordenação motora, mas também o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. A seguir,