A cartilha Minha Mão Esquerda traz um guia prático para potencializar o desenvolvimento de crianças canhotas, com orientações a mães, pais e educadores, além de atividades lúdicas para as crianças.
O material foi produzido pela Piracema Studio, mesma produtora do filme Admirável Mundo Destro, e faz parte do projeto Nação Canhota, que busca dar visibilidade e ampliar os espaços de discussão sobre o tema.
Elaborada a partir de entrevistas realizadas para o documentário e da consultoria de profissionais das áreas de pedagogia, psicologia e educação infantil, a cartilha pode ser seu braço direito — ou melhor, esquerdo — na missão de promover um ambiente de aprendizagem mais inclusivo.
“Fizemos a cartilha para ajudar as famílias e as escolas a identificar e combater os desafios que limitam o desenvolvimento pleno das crianças canhotas. É importante compreender, por exemplo, as dificuldades individuais com ferramentas inapropriadas, como tesouras e cadeiras. O problema não está nas crianças, mas nas ferramentas”, explica Luiza Leal, canhota e coordenadora do projeto.
A equipe de produção conta ainda com o planejamento pedagógico de Isabela Camargo, consultoria pedagógica de Taciele Oliveira e ilustrações de Myrna Maracajá.
A cartilha Minha Mão Esquerda é uma contrapartida do apoio financeiro da Prefeitura de Maceió para espaços e equipamentos culturais, através da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do Governo Federal.